quinta-feira, 22 de abril de 2010

Ciclovia da Marginal Pinheiros


Se você pretende visitar a ciclovia da Marginal Pinheiros, aqui vai o relato da minha primeira experiência com a mesma.
Fui pedalando de Perdizes até a estação de trem Pinheiros, quando chegando lá me deparei com algo muito desagradável: uma escadaria "provisória" com estrutura parecida com a de um andaime, degraus de madeira, etc, sem nenhuma opção, como elevadores ou até escadas rolantes. Perguntamos como os cadeirantes fazem pra subir, e a resposta foi: carregado pelas pessoas. Agora resta saber se é com a ajuda dos transeuntes ou dos funcionários do metrô (sendo que não havia nenhum alí no local). Na melhor das hipóteses, a pessoa tem que contar com a boa vontade de alguém para avisar algum funcionário de que ela precisa de ajuda. Ou gritar: "Ei! Alguém pode vir me ajudar?!" em meio ao silêncio da Marginal Pinheiros e da estação de trem.
Depois de 6 escadarias carregando a bike (uma delas, o próprio acesso da ciclovia, mas esta pelo menos com trilhos para deslizar a bike), chegamos na ciclovia pela entrada da estação de trem Vila Olímpia. Logo no início, há um posto de atendimento, bem legal inclusive. Tem água, atendimento, segurança. Fui olhar e tomei um tombo, por que estava utilizando pela primeira vez as sapatilhas com clip, e não soube soltar na hora de parar. Logo foram perguntar se eu estava bem, e nada de grave tinha acontecido.
Começamos o rolê, eu e minha esposa, logo sentimos (de perto) o odor do nosso querido rio Pinheiros. Fomos até a ponte João Dias e voltamos. Na volta encontramos uma família de capivaras, coitadinhas, tendo que viver naquele rio sujo e fedido. Tinha até uma capivarinha filhote. Fiquei com medo do carrapato estrela (!!!). Foram mais ou menos 11 km só na ciclovia, fora o que pedalamos fora dela. Na volta, mais 7 escadarias, pois tinha baldeação e na estação Barra Funda tinha uma rampa pra sair dela (Allehluja).
Saldo: Ficamos com o bumbum dolorido, pois, pedalar 10 km sem dar uma descansada, machuca mais do que ir parando nos faróis, como na ciclofaixa. O cheiro é bem desagradável, chegando a dar ânsias de vômito em determinados trechos, e mais discreto em outros. Outra coisa, é que há trânsito de carros na pista, que é dividida entre pista para carros e pista para bicicletas, tornando a pista um tanto traiçoeira. Acho que o que valeu a pena foram as capivarinhas, mas ao mesmo tempo, dá pena delas, pois o rio é muito poluído.
Fica aqui o meu protesto contra todas as tentativas frustradas de despoluir os rios de São Paulo. Tanto contra o governo, quando a população. Precisamos mudar isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário